Resgatando a memória da Vila Tibério e valorizando sua gente!

P Principal

Cem anos da Escola Sinhá Junqueira

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No início do século XX, Ribeirão Preto viveu um período conhecido como época de ouro, devido ao pleno progresso econômico e financeiro. Época das grandes fazendas e da chegada dos imigrantes e também de mineiros, paulistas e fluminenses em busca de uma vida melhor.

A Vila Tibério tinha cerca de 40 ou 50 casas, todas de ferroviários. A Antarctica iniciou a construção de sua fábrica em fevereiro de 1909, uma indústria que ocupou, inicialmente, 400 operários. O bairro progrediu rapidamente, pois a sua localização próxima ao centro da cidade favoreceu o desenvolvimento. Em 12 de outubro de 1917 funda-se o Botafogo F.C.

A Vila Tibério, um bairro genuinamente operário, crescia e sua evolução pedia uma escola que atendesse as necessidades educacionais.

Neste cenário de riqueza com festas monumentais e crescimento urbano, nasce o 3º Grupo Escolar de Ribeirão Preto, localizado na Vila Tibério, na rua Conselheiro Dantas, entre as ruas Luiz da Cunha, Martinico Prado e Conselheiro Saraiva (todas constavam na planta geográfica municipal) e em 16/10/1921 iniciam-se as aulas propriamente dita.

O local onde se construiu a escola era conhecido como “Chácara Veridiana” ou “Chácara Martinico”. Este imóvel era de propriedade do Conselheiro Antônio da Silva Prado, D. Veridiana Valéria da Silva Prado e de D. Albertina Prado que venderam à prefeitura desta cidade no valor de 30:000$000 (trinta contos de réis).

Conforme consta no livro de Registro de Leis, Resoluções e Pareceres da comarca de Ribeirão Preto, em 28/4/1919, através da Resolução nº 797, a prefeitura municipal autorizou a doação do terreno ao Governo do Estado de São Paulo, para a construção de um grupo escolar na Vila Tibério.

Primeiramente, a escola foi denominada de 3º Grupo Escolar de Ribeirão Preto. Posteriormente, pelo Decreto nº 23.949 de 16/12/1954, passou a chamar-se Grupo Escolar “D. Sinhá Junqueira”. Atualmente é designada de Escola Estadual “D. Sinhá Junqueira”.

À instituição foi dado este nome em homenagem à Theolina de Andrade Junqueira (Sinhá Junqueira), falecida em 8/11/1954, que realizou diversas ações sociais e filantrópicas na cidade de Ribeirão Preto e região.

 

As comemorações do centenário da EE Dona Sinhá Junqueira

A Escola Estadual Dona Sinhá Junqueira, antigo 3º Grupo Escolar de Ribeirão Preto,  comemora o aniversário neste mês de outubro.

O aguardado desfile dos alunos pelas ruas do bairro foi adiado por conta da pandemia, mas diversas atividades foram feitas pelos alunos e professores: teatrinho com a personagem da Dona Sinhá homenageando antigos alunos, hoje professores, e o editor do Jornal da Vila; plantio de árvores nativas na frente e nos fundos da escola; exposições de desenhos da escola, feitos pelos alunos e de fotos antigas. O consultório odontológico, que funcionou até 2012, está sendo remontado.

O grupo de desenho “Urban Sketchers Brasil”, de Ribeirão Preto, se reuniu nos jardins da escola, no dia 17/10, quando desenharam e pintaram, com diversas técnicas, a fachada e detalhes da arquitetura do prédio.

Segundo a diretora Marilena Silva Martins, não está descartada a realização do desfile ainda este ano, ou no ano que vem, desde que a pandemia permita.

Colunistas

Jornal da Vila

Resgatando a memória da Vila Tibério e valorizando sua gente!

10 mil exemplares distribuídos gratuitamente.

Instagram

Facebook

Contato

Fones:

whatsapp(16) 99782-2995

Email:
jornaldavila@gmail.com